O início em 28 de novembro de 1987

A Associação dos Professores de Ensino Superior de São João del-Rei foi criada, originalmente, em 28 de novembro de 1987 como entidade civil com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, a ADFUNREI. Nesta época, a Associação tinha algumas limitações quanto à representatividade, por se tratar de uma entidade local.

Foi assim que, em 8 de maio de 1998, em Assembleia Geral Extraordinária, foi deliberada a transformação da ADFUNREI em Seção Sindical do Andes - Sindicato Nacional. Ao fazer parte do Sindicato Nacional, as reivindicações dos professores da UFSJ ganharam maior destaque por serem defendidas nacionalmente. Outra mudança importante, foi a possibilidade de representar, coletivamente, os professores em processos judiciais.

Em 2014, o Regimento da entidade passa por novas modificações e, além de ser denominada ADUFSJ-SSind, permitiu reduzir o número de professores necessários para deliberar durante as Assembleias. Com um número menor de docentes necessários para quorum facilitou e agilizou as decisões da entidade. A ampliação da universidade para além de São João del-Rei trouxe a necessidade de os professores que trabalham nos campi fora de sede serem ouvidos e participar das decisões da ADUFSJ. Esta foi outra mudança importante trazida pela alteração regimental.

2

Ao longo dos anos, a Seção Sindical dos Docentes da UFSJ busca defender os direitos e interesses dos professores  e para que haja melhores condições de trabalho e um ambiente consoante com a proposta de se desenvolver uma educação pública e de qualidade. 

Compartilhar