APÓS MOBILIZAÇÃO, CAPES CONSEGUE DESBLOQUEIO DO ORÇAMENTO PARA PAGAMENTO DE BOLSAS

Com atraso e incertezas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) efetuou o pagamento das bolsas de mais de 200 mil estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado na última sexta (9). 

O atraso ocorreu devido aos contingenciamentos orçamentários impostos pelo Ministério da Economia ao Ministério da Educação (MEC), que afetou também o orçamento de universidades e institutos federais de todo o país. 

A situação só foi revertida após intensa mobilização dos próprios bolsistas e de entidades ligadas à educação. Na quinta (8), diversos atos foram registrados em Brasília (DF) e nas universidades contra os novos bloqueios.

Na terça (6), representantes da ADUFSJ - Seção Sindical, do Sinds-UFSJ e do DCE já haviam participado de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Pereira de Andrade, para tratar do novo bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal e traçar estratégias de mobilização.

Mesmo após a importante conquista de reversão deste último contingenciamento, a luta continua contra o sucateamento, cortes e quaisquer outros ataques à educação pública no apagar das luzes do Governo Bolsonaro, o pior governo da história brasileira recente. 

*Com informações do ANDES - SN

Foto: André Luis - ANDES - SN

Compartilhar