UFSJ produz álcool em gel para ajudar no combate ao coronavírus

A equipe de docentes, técnicos e estudantes da graduação do curso de Farmácia e das pós-graduações da UFSJ, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, começou a produzir álcool em gel 70% e outros produtos de limpeza nos laboratórios da universidade, para a rede pública de saúde.

Divinópolis, que registrou a primeira confirmação de Covid-19 em Minas, recebeu a primeira remessa do produto, nesta terça (24), assim como Carmo do Cajuru. A proposta é estender o fornecimento a outros municípios de macrorregião e a São João del-Rei.

Segundo o professor Renê Oliveira do Couto, um dos membros da equipe, a perspectiva é de que sejam produzidos de 45 a 50 litros do produto por dia, com os insumos já presentes no Campus, até a chegada de novos recursos públicos para se manter no longo prazo.

Para Renê, essa atividade de extensão ressalta o papel da Universidade perante suas comunidades, ao mesmo tempo em que valoriza o conhecimento farmacêutico na cadeia produtiva da área de saúde.

Preocupação com a saúde da equipe

Trabalham em regime de turno 11 estudantes, nove técnicos e cinco professores na linha de frente, mais os colaboradores, que não podem estar envolvidos diretamente na produção, pelas restrições atuais ao trabalho presencial.

Uma das preocupações na montagem da equipe foi não expor os colaboradores a riscos. Assim, um dos critérios de seleção foi residir no entorno do Campus, para evitar, por exemplo, o uso de transporte público.

 

(Fontes: Assessoria de Comunicação da UFSJ e Instagram da UFSJ-CCO // Imagem: Agência Brasil)

Compartilhar