ADUFSJ INICIA DISCUSSÃO INTERNA SOBRE A MINUTA COM AS NORMAS PARA CONSULTA INFORMAL PARA REITORIA

A ADUFSJ - Seção Sindical se reuniu em assembleia na tarde de quinta (15). A pauta da assembleia consistia em Informes, discussão e deliberação das Normas para a “Pesquisa nos segmentos da UFSJ, para levantar opiniões sobre candidatas/os a Reitor/a e Vice-Reitor/a da Universidade Federal de São João del-Rei” e eleição de cinco membros para o Comitê Executivo da referida pesquisa. 

Informes

O primeiro dos informes passados pela diretoria foi referente a  pesquisa que a ADUFSJ está realizando com as mães solos da seção sindical. O prazo para responder o formulário e participar da pesquisa termina nesta sexta (16). 

Acesse e responda o formulário: https://forms.gle/AYGYvTqYcyqEUDJh7

Outro informe repassado foi referente a um problema que alguns sindicalizados tiveram com a declaração do imposto de renda, devido a uma questão de transferência e divergência de dados por parte da Unimed, empresa responsável pelo plano de saúde dos docentes. A questão foi regularizada antes do fim do prazo final para entrega da declaração e todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação não se repita no próximo ano. 

O terceiro informe foi sobre um evento híbrido que será realizado pelo Sinds-UFSJ, no dia 27 de junho (terça-feira) para tratar do combate ao assédio moral na UFSJ. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias. 

A presidenta da ADUFSJ - Seção Sindical, professora Jaqueline de Grammont, repassou um informe referente à última reunião nacional do Setor das IFEs, que tratou de encaminhamentos para a Campanha Salarial 2024 e o Arcabouço Fiscal. Além disso, foi discutido também o projeto de lei que prevê o fim da lista tríplice para escolha dos reitores das universidades federais. O ANDES - Sindicato Nacional defende a realização de eleições diretas. 

Por fim, a diretoria lembrou também aos presentes que as inscrições de chapas para a Eleição da nova diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical seguem abertas até a próxima segunda (19), às 12h.

Normas da pesquisa

Houve uma inversão dos dois últimos pontos da pauta e a eleição dos cinco membros docentes para o Comitê Executivo da pesquisa foi discutida em primeiro lugar. Mediante a necessidade de se aprofundar o debate, a assembleia votou por realizar a eleição dos cinco membros docentes para o Comitê Executivo de forma online.

Antes disso, os docentes vão se reunir em assembleia realizada na primeira semana de agosto, para votar uma minuta com os critérios/código de conduta necessários para os interessados em compor o comitê. 

Confira o calendário definido em assembleia:

30/6: a diretoria da ADUFSJ encaminhará aos docentes uma minuta inicial com os critérios/código de conduta necessários para os interessados em compor o comitê;
1/8: data limite para a comunidade enviar sugestões de acréscimos e alterações na minuta do código de conduta e da minuta com as normas da pesquisa;
8/8: assembleia para aprovação do código de conduta e discussão da minuta com as normas da pesquisa;
até 25/8: data limite para realização da eleição dos cinco membros docentes para o Comitê Executivo. 

Ao final da assembleia foi realizada uma breve discussão da minuta com as Normas para a “Pesquisa nos segmentos da UFSJ, para levantar opiniões sobre candidatas/os a Reitor/a e Vice-Reitor/a da Universidade Federal de São João del-Rei”. Os docentes levantaram sugestões como a punição dos candidatos que espalharem fake news, divulgação dos resultados finais da pesquisa somente pelo montante total e não de resultados parciais, por campi ou setor, visando inibir possíveis ações de perseguição, além de outras questões técnicas da pesquisa. 

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