ADUFSJ PROMOVE PALESTRA “CONJUNTURA POLÍTICA E ECONÔMICA: GREVE PRA QUÊ?”

A ADUFSJ - Seção Sindical promoveu nesta quinta (11), no Anfiteatro do Campus Santo Antônio (CSA), a palestra "Conjuntura Política e Econômica" GREVE pra quê?”, com o cientista político Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva.  

A atividade, proposta pelo Comitê Local de Mobilização, fez parte do dia de paralisação deliberado na última assembleia dos docentes da UFSJ.

O palestrante apresentou uma análise de conjuntura focada na perspectiva de quem está do outro lado da mesa de negociação com os docentes e demais servidores públicos federais, ou seja, o governo. Rudá destacou que, na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada no dia 10, o ponto mais importante das colocações do Governo Federal não foi a reafirmação da proposta de reajuste zero para 2024 e sim a divisão das negociações para as mesas específicas e temporárias. 

“O governo, na situação que ele está, não quer que vocês tenham uma campanha unificada, eles não querem que vocês tenham uma pauta de servidor público federal (...) Eles querem discutir em mesa temática, e eles vão dividir completamente o movimento”, disse. 

Segundo ele, o cenário é complexo e os docentes precisam agir com inteligência política diante disso, para que, qualquer seja a decisão tomada, a categoria possa sair politicamente forte. 

A palestra completa está disponível no YouTube da ADUFSJ - Seção Sindical. Assista (a palestra começa em 54m34s). 

Compartilhar