DOCENTES DA UFSJ APROVAM CONSTRUÇÃO DA GREVE DA EDUCAÇÃO

Em assembleia realizada na tarde desta quarta (20), os docentes da ADUFSJ - Seção Sindical aprovaram a construção de uma greve do ANDES-SN e do setor da educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada do funcionalismo público federal.

A deliberação sobre essa pauta foi uma demanda do ANDES-SN. A seção sindical encaminhará o resultado da discussão na base, juntamente com algumas considerações levantadas, como a realização de rodadas de assembleia de análise de conjuntura política e econômica com especialistas, a possibilidade de adoção de um estado de greve como forma de pressionar o governo nas mesas de negociação, uma nova apresentação do estudo de perdas da categoria realizado pelo DIEESE e o questionamento do período proposto para a greve, o primeiro semestre de 2024. 

A votação foi de 27 votos favoráveis à construção da greve, sete contrários e seis abstenções. Durante a discussão, os docentes apresentaram seus argumentos favoráveis e contrários à construção da greve. Os favoráveis tratavam da falta de celeridade e de propostas concretas e praticáveis na negociação do governo com a categoria, tanto no que diz respeito à carreira quanto ao reajuste salarial. Os docentes apontaram que outros setores do funcionalismo público já tiveram suas demandas atendidas. 

Os argumentos contrários à construção da greve defendem que o momento é inoportuno e enfraqueceria o governo às vésperas das eleições municipais, abrindo espaço para a extrema direita. 

O consenso entre os docentes foi a necessidade de mobilização acerca das negociações em defesa da categoria e das universidades. 

Com a aprovação da construção da greve, os docentes realizaram a constituição do comitê local de mobilização, que teve como docentes inscritos os professores Fabíola de Oliveira Miranda, Carlos Alberto da Silva Júnior e Claudio Alberto dos Santos.

Agora, o resultado da assembleia será encaminhado ao ANDES - Sindicato Nacional, cujos representantes se reunirão nesta sexta (22/3), em Brasília, para definir os próximos passos para a construção do movimento, a partir dos resultados das assembleias das seções sindicais do país. 

Informes e outros

Como informe, a diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical comunicou a base que o contrato com a empresa responsável pela construção da nova sede foi assinado e que as obras terão início no mês de abril. A previsão de conclusão é junho de 2025. 

A assembleia também contou com relatos dos delegados que participaram do 42° Congresso do ANDES - Sindicato Nacional, em Fortaleza (CE).

Compartilhar