NOTA APOIO À GREVE DAS TÉCNICAS E TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS

A diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical manifesta total apoio à greve nacional das servidoras e servidores técnicos-administrativos, adotada como instrumento de luta para cobrar a implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), uma pauta histórica da categoria. Na UFSJ, a greve foi deflagrada na última segunda-feira (11/3), durante assembleia geral do Sinds-UFSJ.

As técnicas e técnicos são peças fundamentais para a construção de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. São eles que, ao lado de nós, professores, asseguram o ambiente favorável ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, tão atacado por governos obscurantistas. 

Historicamente, a categoria luta por um plano de carreira que valorize suas especificidades, enquanto vê seu poder aquisitivo ser rebaixado ano a ano. As técnicas e técnicos administrativos são hoje os que recebem a pior remuneração dentre os servidores públicos federais. Não por acaso, são também os mais endividados com empréstimos consignados. Essa baixa remuneração provoca uma fuga de cérebros das universidades. E para agravar o quadro, as vagas ociosas não têm novos provimentos. 

Na UFSJ o problema é tão grave que já posiciona a instituição como a segunda pior do país na proporção de técnicos por aluno. Para agravar mais o quadro, a reitoria efetivou neste início de semestre, sem discussão prévia com a comunidade acadêmica, a demissão de terceirizadas e terceirizados, propondo a adoção de secretarias integradas para absorver a nova demanda, o que aumenta a sobrecarga de trabalho da categoria. 

Por tudo isso, subscrevemos a pauta de reivindicação dos técnicos e técnicas e nos somamos a eles na luta pela valorização dos servidores públicos federais, do serviço público, da educação e das nossas universidades públicas. 

Diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical

Compartilhar