PARA QUE JAMAIS SE ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!

Nesta sexta (31), o golpe de Estado que implantou 21 anos de ditadura militar no Brasil completa 59 anos. Para que jamais se esqueça e para que nunca mais aconteça, a ADUFSJ - Seção Sindical indica a seguir oito filmes sobre o regime militar. 

A Entrevista, de Helena Solberg (1966)
Pouca gente sabe, mas o primeiro documentário sobre a ditadura brasileira foi feito por uma mulher e conta as expectativas das mulheres de classe média alta do Rio de Janeiro em relação ao casamento, à virgindade e à maternidade, enquanto temas como política são estrategicamente silenciados. 

Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho (1984)
A ideia era fazer um filme sobre o assassinato de uma liderança popular. Mas no meio do caminho irrompeu a ditadura e o projeto ficou parado por 20 anos. O filme inacabado se transformou no maior documentário já feito no Brasil, ao contar a história de como o período de exceção e violência impactou a vida dos personagens e do país. 

O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto (1997)
Baseado em livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme ficional conta a história real do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN), que pretendiam negociar a libertação de presos políticos de esquerda. 

O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares (2012)
O documentário mostra, pela primeira vez, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos tanto no planejamento e execução do golpe de 64 quanto na sustentação do regime militar no Brasil até 1985. Tudo isso pelo temor do governo norte-americano de uma inexistente ameaça comunista.  

Retratos de Identificação, de Anita Leandro (2014)
A obra recupera a história de Dora, uma estudante de Medicina presa e brutalmente torturada pela ditadura, que acaba se suicidando no exílio. A narrativa é construída a partir de fotos e documentos encontrados após a abertura dos arquivos do período de exceção.

1964: Reportagem Especial, de UNIVESP TV (2014)
Às vésperas dos 50 anos do golpe militar no Brasil, a UNIVESP TV preparou uma reportagem especial que contou com a participação de três ex-membros do governo João Goulart (1961-1964): Waldir Pires (então Consultor-geral da República), Almino Affonso (então deputado-federal e ex-ministro de Goulart) e Eduardo Chuahy (então assessor da Casa Militar). 

Marighella, de Wagner Moura (2019)
O filme conta parte da história de Carlos Marighella, político e escritor, que foi um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura e chegou a ser considerado o “inimigo número um” do regime pelos militares. 

Argentina, 1985, de Santiago Mitre (2022)
Uma lição ao Brasil, o filme trata do julgamento dos principais comandantes do regime militar argentino, responsável por até 30 mil mortes entre 1976 e 1983, e mostra a importância de punir os torturadores e assassinos do Estado. Sem anistia!

Sobre a ditadura militar no Brasil, indicamos também o Relatório da Comissão Nacional da Verdade: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/.

Compartilhar