SERVIDORES E GOVERNO LULA VOLTAM A SE REUNIR NA TERÇA (28) PARA DISCUTIR REAJUSTE EMERGENCIAL

Nos próximos dias 4 e 5 de março, o Setor das Federais do ANDES-SN avaliará as propostas.

Na próxima terça (28), os servidores públicos federais voltarão a se reunir com representantes do governo Lula, na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), para discutir como se dará o reajuste emergencial da categoria, previsto para ocorrer até maio deste ano.

A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) foi criada em 2003 e interrompida após o golpe que retirou a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder, em 2016. Os salários dos servidores públicos não são reajustados e nem corrigidos desde 2017.

A primeira rodada da MNNP, ocorrida no último dia 16, reuniu mais de 30 entidades representativas dos servidores federais. Entre elas o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN).

O governo apresentou alguns cenários possíveis para garantir um reajuste no período, considerando a limitação da lei orçamentária de 2023, que prevê R$ 11,2 bilhões para reajustes salariais e outros benefícios com impacto orçamentário. Entre estes cenários, o que considera o aumento linear de 7,8% para todos os servidores e 40% no auxílio-alimentação.

“Além do reajuste salarial, que é do interesse de todos os servidores, a proposta do governo se concentra também no auxílio-alimentação devido às características desse benefício, sua defasagem e congelamento desde 2016, e ao impacto positivo sobretudo para os servidores federais com os salários mais baixos”, destacou o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça.

Ao avaliar o resultado dessa primeira rodada de negociação, a 3ª tesoureira do ANDES-SN, Jennifer Webb, lembrou que a pauta deste encontro girou em torno das discussões coletivas no Fórum Nacional da Entidades Representativas dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Já aquela específica da categoria docente, que inclui perdas salariais históricas, não foi discutida, mas deverá ser retomado nas negociações setoriais.

"É importante destacar que não defendemos penduricalhos. Nós temos acordo na nossa categoria que o que queremos é uma remuneração justa e que os auxílios e tudo aquilo que vem como extra sejam incorporados em nosso salário-base", afirmou.

A dirigente destacou ainda a necessidade da categoria permanecer mobilizada e atenta a tudo o que o governo está tratando com o funcionalismo público nesse momento.

Nos próximos dias 4 e 5 de março, o Setor das Federais do ANDES-SN  se reúne para avaliar as propostas.

*Com informações do ANDES-SN e do Governo Federal.
Foto: Andes-SN

Compartilhar