ADUFSJ APROVA APOIO À CANDIDATURA DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA NAS ELEIÇÕES 2022

A ADUFSJ - Seção Sindical apoia a candidatura da Coligação “Brasil da Esperança”, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a presidência do Brasil em 2022. Essa foi a deliberação da assembleia realizada pelos docentes na tarde desta terça (30). 

O corpo docente optou, em maioria, por seguir a proposta da diretoria da ADUFSJ, de se manifestar pública e simbolicamente favorável à candidatura com maiores chances de derrotar o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. 

“Mesmo que em tempos normais acreditemos que o sindicato não deve apoiar nenhum candidato específico, a nossa prioridade agora é retirar o Bolsonaro, que é uma ameaça para a universidade pública”, defendeu a presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont. 

A discussão sobre esse tópico da pauta contou, principalmente, com o apoio dos docentes presentes na assembleia, que relembraram as ações do ex-presidente Lula e seu plano de governo como importantes para o fortalecimento das universidades públicas, da ciência, pesquisa e inovação tecnológica do país. 

Alguns docentes argumentaram que apoiar um candidato específico poderia ser complicado e que o posicionamento contrário à candidatura de Jair Bolsonaro seria o mais ideal, outros apontaram que existem outras candidaturas que também representam os anseios da categoria. No entanto, a ideia de apoiar a candidatura com mais chances contra Bolsonaro foi a mais bem aceita entre a maioria dos docentes. 

Outros assuntos

A assembleia também teve como pontos de pauta os informes e a eleição de docentes para representar a ADUFSJ - Seção Sindical no 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN. 

Ficou estabelecido que a presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont, e os professores Wilson Camilo Chaves e Pablo Luiz Martins vão representar a seção sindical no CONAD como delegada, suplente e observador, respectivamente.

O 14º CONAD Extraordinário do ANDES-SN será realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2022 em Brasília/DF e terá como tema central “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central”. 

Quanto aos informes, a diretoria fez um repasse sobre o ato unificado “Café com Lutas” realizado na manhã desta terça (30) no Campus Santo Antônio (CSA) em favor dos servidores terceirizados da UFSJ e reforçou a programação de eventos da ADUFSJ - Seção Sindical para o mês de setembro. 

Confira a programação:

7 de setembro - Grito dos Excluídos

10 de setembro - Virada Cultural e Científica

24 de setembro  - Festô ADUFS

Compartilhar