ALÉM DA MÚSICA: GRUPO VOCAL DA ADUFSJ PROPORCIONA MOMENTOS DE LEVEZA E RELAXAMENTO AOS PARTICIPANTES

Alunos, técnicos e terceirizados também são convidados a participar

O Grupo Vocal da ADUFSJ - Seção Sindical tem se reunido semanalmente desde abril deste ano. O grupo se reúne toda quarta-feira, das 16h30 às 18h30, na sala 3.03 do Campus Santo Antônio (CSA), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Chegando ao prédio e ao andar certo, encontrar a sala é fácil, basta seguir a música.

Grupo Vocal

Para a instrutora do grupo, Renata Vanucci, é importante salientar a diferença entre um Coral e um Grupo Vocal. “O nosso é um grupo vocal exatamente porque não se espera que as pessoas saibam cantar”, destaca.

Segundo ela, a errônea percepção de que algum conhecimento musical prévio é necessário tem afastado as pessoas do grupo. “Aqui nós vamos trabalhar cada indivíduo, inserido dentro de um grupo. Então, assim, o resultado sonoro do grupo, ele reflete esse trabalho do indivíduo aqui dentro”, afirma. 

Além disso, ela aponta vários outros ganhos que os participantes do grupo vocal têm experimentado, como o aperfeiçoamento de técnicas de respiração e a questão da projeção vocal.  “É também um trabalho que é bastante terapêutico, ajuda os professores a ficarem mais conscientes da sua voz e ajuda a desestressar também da carga horária pesada, é um momento de autocuidado”, diz Vanucci.

Leandro Drumond, músico que acompanha os trabalhos do grupo, acrescenta que os ensaios auxiliam também no uso da voz para o trabalho e no desenvolvimento tanto do corpo quanto do canto livre. Sendo um dos exercícios praticados na tarde da última quarta (24), focar justamente na não contração corporal diante de um erro de letra, afinação, movimento ou qualquer outro. 

Quanto ao repertório do grupo, Drumond explica que o mesmo está voltado principalmente para a Música Popular Brasileira (MPB). “Nós optamos por esse caminho, não estamos presos a ele, mas estamos passeando mais por aí”, destaca. 

Momento de relaxar e soltar a voz

A professora Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias participa do grupo desde o início. “Eu cheguei no segundo dia e me arrependi de não ter vindo no primeiro porque isso aqui é muito bom, ainda mais na quarta-feira, dá um fôlego pra gente terminar a semana", diz. 

Ela confirma que não é necessário nenhum conhecimento prévio para integrar o Grupo Vocal. “Estar aqui fez a gente perder um pouco esse medo de cantar. A gente fala: ‘eu não sei cantar, eu não tenho voz e etc, mas o trabalho está tão interessante, está tão bom que faz com que a gente continue”, afirma. 

A experiência da professora Caroline Miriã Fontes Martins com o grupo é parecida. “Eu tenho adorado o Grupo Vocal porque ele me auxilia a fazer um bom uso da minha voz como professora, além da questão artística de ter contato com a música, essa questão lúdica que também é muito importante no nosso cotidiano que é muito pesado e cheio de trabalho”, conta. 

Para ela, os ensaios têm sido re-energizantes, ajudando a promover melhorias no trabalho, no desenvolvimento da fala, das técnicas usadas para posicionamento em sala de aula, das técnicas de respiração e, por fim, auxiliando a extravasar a tensão do dia-a-dia. 

Compartilhar