PROJETO FINANCIADO PELO #TAMUJUNTO ADUFSJ AJUDA A CONTAR A HISTÓRIA DAS MÃES ESTUDANTES NO MÊS DA MULHER

Em março, o projeto “Estudantes Mães (R) Existem” irá lançar o documentário “Hora Incerta”, que aborda questões ligadas à realidade das estudantes mães na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O documentário será lançado dentro da programação de eventos organizados pelo Fórum de Mulheres das Vertentes para o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. 

Após o lançamento, a ideia é divulgar o documentário em outras universidades e coletivos de mulheres, de forma a ampliar o debate sobre o assunto. 

Estamos juntas

O projeto “Estudantes Mães (R) Existem” foi um dos contemplados pelo edital 2021.2 #TAMUJUNTO ADUFSJ, que teve como objetivo subsidiar ações solidárias durante a pandemia da Covid-19. Durante três meses, os projetos contemplados pelo edital, que deveriam contar com o protagonismo de docentes da UFSJ, receberam uma contribuição em dinheiro no valor de R$ 1,2 mil. 

Coordenado pela professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DECED/UFSJ), Fernanda Omelczuk, e pelo servidor Marcius Vinicius Barcelos, o projeto Estudantes Mães (R) existem tem como objetivo criar espaços de visibilidade para as estudantes mães de forma a abrir espaço de discussão, espaço de exposição da realidade, das diferenças que são colocadas para as mães estudantes e para os pais estudantes.

“Com as ações concretas, que são a produção do documentário e a colagem de lambes, estamos promovendo a discussão política do que tem por trás dessa desigualdade”, explica a professora. 

Ela detalha que a verba do edital #Tamujunto foi utilizada pelo projeto para impressão dos lambes e também para compra de alguns materiais básicos, como pincéis, baldes e afins. “Foi o que possibilitou o nosso projeto existir e fazer sentido”, declara. 

Para ela, os projetos de fomento em geral são esses facilitadores e, para além disso, ainda mostram que existem parceiros na luta que está sendo empreendida contra a desigualdade. 

Estudantes Mães (R) Existem

O projeto surgiu de uma ação voluntária de uma estudante do curso de Teatro da UFSJ, que descobriu que iria ser mãe e se percebeu sensibilizada com essa realidade de ser mãe enquanto universitária. Ela então passou a produzir fotografias de outras estudantes mães da UFSJ e fazer a colagem de lambes -  pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos - em diferentes campus da universidade, com o intuito de dar visibilidade à existência dessas mulheres e suas vivências. 

Quando foi oficializado como projeto de criação artística da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UFSJ), o que se fez foi organizar essa ação que já existia, juntamente com a proposta de construir um documentário sobre essa realidade. 

Para a professora coordenadora, Fernanda Omelczuk, após a colagem dos lambes e lançamento do documentário, é importante que as estudantes envolvidas no projeto assumam ainda mais um papal de protagonismo no processo de continuidade das ações, ou seja, em transformar as discussões levantadas pelo projeto em ações políticas. 

Compartilhar