EM ASSEMBLEIA, ADUFSJ DEFENDE GREVE SANITÁRIA CONTRA O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE ENSINO

Os docentes se reuniram para deliberarem temas de interesse da categoria na última sexta (5)

Na manhã da última sexta (5) a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (ADUFSJ – Seção Sindical) se reuniu em assembleia. No encontro, além do repasse de informes à base sindical, foram tomadas decisões a respeito da programação de ações para o Mês da Mulher e da participação do sindicato na construção do plano de retomada das aulas presenciais na UFSJ, quando for o momento oportuno.

Iniciando a assembleia, os docentes filiados a ADUFSJ foram informados sobre a construção da programação para a comemoração do centenário de Paulo Freire, uma das mais importantes figuras da educação do Brasil, constantemente atacado nos últimos tempos, Freire nasceu em 19 de setembro de 1921.

Os professores foram informados também da continuidade de ações da ADUFSJ mesmo durante a pandemia, a Seção Sindical inclusive planeja passar a oferecer apoio psicológico aos docentes filiados, frisando a importância do cuidado com a saúde mental.

Além dos informes, a pauta da assembleia incluiu a deliberação de quatro pontos importantes para a categoria. O primeiro foi a construção da programação de lutas para o mês das mulheres, na qual ficou estabelecido que a ADUFSJ atuará na programação junto ao Fórum de Mulheres das Vertentes.

O segundo ponto diz respeito à participação em uma Frente Ampla, junto ao Sinds-UFSJ e outros sindicatos e movimentos sociais, para pensar ações concretas contra os governos genocidas do Bolsonaro, Zema e Nivaldo, com vistas a pressionar pelo impeachment  de Bolsonaro/Mourão, pela vacinação em massa da população brasileira e pela volta do Auxílio emergencial.

A adesão ao movimento foi aprovada pela categoria e outras lutas importantes foram citadas pela diretoria e base da ADUFSJ, como a luta contra a Reforma Administrativa e contra a adoção do modelo cívico-militar em escolas estaduais e municipais de São João del-Rei.

Uma deliberação importante foi a definição de um posicionamento favorável à aprovação de uma “greve sanitária em defesa da vida, contra o retorno presencial das atividades de ensino”. A pauta veio do ANDES - Sindicato Nacional e o posicionamento da ADUFSJ será apresentado um encontro geral que ocorre neste final de semana.

Tratando também da retomada das atividades, a base sindical aprovou a participação da categoria na construção de um plano de retomada presencial, quando for o momento ideal e seguro, democraticamente construído na UFSJ.

Compartilhar