NOTA DE SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFPB

O presidente Bolsonaro nomeou para a reitoria a chapa que não obteve nenhum voto no Conselho Superior da instituição

 

Em mais uma demonstração de desrespeito à democracia e descaso com a autonomia universitária, o presidente Jair Bolsonaro nomeou para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a chapa menos votada nas eleições democráticas conduzidas pela Instituição e pela comunidade universitária.

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram tanto a eleição realizada pelo Conselho Superior para indicação da lista tríplice, como prevê a constituição, quanto a consulta informal à comunidade acadêmica.

Os professores Valdiney Gouveia e Liana Albuquerque ficaram em terceiro e último lugar, sem receberem um único voto dos conselheiros e a minoria da comunidade universitária. Entretanto, foram justamente estes últimos os nomeados pelo presidente para comandar a instituição.

À cerimônia de posse, realizada no último dia 11, foi sucedida por uma série de protestos da comunidade universitária. A diretoria- executiva da Seção Sindical dos Docentes da UFPB (Adufpb), após deliberação da categoria docente em assembleia, convocou uma paralisação para o dia 18 de novembro.

O reitor-interventor agiu rápido para mostrar logo a que veio. Por meio do Oficio Eletrônico nº2/2020, consultou a Procuradoria Geral da universidade sobre “as implicações jurídicas do ato e eventuais providências que podem ser tomadas” contra a decisão da Assembleia Geral dos Docentes.

Em apoio e solidariedade à comunidade acadêmica da UFPB e especialmente aos colegas docentes da Adufpb, a ADUFSJ – Seção Sindical se une ao coro dos democratas e defensores da universidade pública autônoma para dizer basta a um governo que desdenha à ciência, ataca os serviços e servidores públicos e, nesta empreitada, já carrega nas costas o peso de quase 170 mil brasileiros mortos pela covid-19.

Em tempos de crise é que, mais do que nunca, precisamos de serviços públicos fortalecidos, de pesquisa científica de qualidade, da universidade autônoma e socialmente referenciada!

Basta de autoritarismo!

Basta de afronto à autonomia universitária!

Fora Bolsonaro e Mourão!

 

Foto: Adufpb

Compartilhar