CHAPA 1 VENCE ELEIÇÃO DO ANDES-SN MARCADA PELA BAIXA PARTICIPAÇÃO

Na ADUFSJ, a opção da maioria foi pela mudança: venceu a chapa 2, Renova Andes

A chapa 1, Unidade para lutar, venceu as eleições para a diretoria do ANDES - Sindicato Nacional, com um total de 7.086 votos contra 5.658 votos da chapa 2. O resultado foi divulgado na segunda (9), após o prazo de 24 horas estipulado para interposição de recursos.

A votação, que ocorreu de forma telepresencial devido à pandemia da Covid-19, contou com 12.856 votos válidos, o que representa uma participação de apenas 16% dos 79 mil docentes filiados ao ANDES-SN. Na eleição, Votaram em branco 48 docentes e 64 votos foram anulados. 

Na ADUFSJ, opção pela mudança
Entre os docentes sindicalizados da ADUFSJ houve a participação de 108 votantes, dentre os cerca de 650 sindicalizados. Não houve votos em branco ou nulos registrados entre os professores da UFSJ. 

Na casa, o resultado da votação não seguiu o cenário nacional. Foram registrados 78 votos para a chapa 2 e 30 votos para a chapa 1. A chapa 2, Renova Andes, representava a mudança no Sindicato Nacional, conduzido há mais de 20 anos pelo mesmo grupo político.

Baixa adesão generalizada
Consideradas como universidades do mesmo porte da Federal de São João del-Rei, as associações de docentes da Universidade Federal de Lavras e da Universidade Federal de Ouro Preto registraram uma adesão ainda menor na votação. 

Entre os docentes da ADUFLA foram registrados 68 votos na eleição da nova diretoria do Andes – Sindicato Nacional. Já a ADUFOP, contabilizou 81 votos válidos. 

A nova diretoria do Andes será empossada no 10º CONAD Extraordinário, cuja data ainda não foi confirmada, mas está previsto para ocorrer em dezembro deste ano.

Compartilhar