OBSERVATÓRIO DO CONHECIMENTO LANÇA CAMPANHA CONTRA CORTES NO ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES

A ação é coordenada por várias Seções Sindicais e visa influir nos votos dos parlamentares por meio da mobilização social

Há exatos dois anos, em 28 de outubro de 2018, Jair Bolsonaro era eleito presidente da República e desde então nunca nossa democracia esteve tão ameaçada. Em campanha, o capitão reformado, com uma retórica repleta de ódio e fake news, elegeu como inimigos (que em sua visão devem ser exterminados) quem quer que pense diferente. Nós servidores públicos estamos no começo dessa fila. E também a universidade, e a pesquisa científica. Com a pandemia, vimos a face mais trágica dessa política de combate ao conhecimento por parte do governo federal. 

Para 2021, a situação pode piorar. Bolsonaro quer aprofundar a crise das universidades cortando verbas, intervindo nas eleições de reitores, acabando com nossas carreiras, retirando direitos, como já ocorreu nas reformas da previdência e, agora, na proposta de reforma administrativa. 

Temos confiança e esperança, contudo, que a maioria da sociedade esta do nosso lado contra esse ódio ao conhecimento e contra a destruição do serviço público. Foi por isso que, em abril de 2019, criamos o 
OBSERVATÓRIO DO CONHECIMENTO, uma parceria de Associações e Sindicatos de Docentes de todo o país. Juntos, somos mais fortes e mais capazes de mobilizar a sociedade. 

Hoje, 28 de outubro de 2020, Dia do Servidor Público, damos início a campanha EDUCAÇÃO TEM VALOR: contra os cortes no orçamento das universidades. A ação tem como objetivo recompor o orçamento das universidades que tem um corte previsto de 16% no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), enviado pelo executivo ao Congresso.

Até a votação da PLOA 2021, estaremos mobilizados nas redes, na imprensa, no parlamento e nas ruas (sempre seguindo os protocolos de segurança sanitária) para que tenhamos um orçamento justo para a educação, para a universidade e para a pesquisa científica.

Seu engajamento é fundamental! Vamos juntos defender a universidade pública, gratuita e de qualidade.

Siga as nossas redes:

Site

Facebook

Twitter

Instagram

Compartilhar