ELEIÇÕES DO ANDES-SN SERÃO ONLINE, EM NOVEMBRO

O método escolhido para a votação foi o telepresencial, no qual o sindicalizado se apresenta, via câmera, em uma sala eleitoral virtual.

A votação para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN ocorrerá em novembro, antes das eleições municipais. A decisão foi aprovada na última semana, no dia 30 de setembro, no último dia do 9º Conad Extraordinário.

O processo eleitoral foi retomado no dia 1 de outubro e encerra-se em 2 de novembro. A campanha das duas chapas concorrentes também ocorre durante esse período, mas as datas de votação ainda serão definidas pela Comissão Eleitoral Central (CEC) do ANDES-SN. A posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na plenária de abertura do 10º Conad Extraordinário.

Pela primeira vez a votação será em formato remoto, já que devido à pandemia da Covid-19, foi avaliado que não seria possível realizar as eleições presenciais. A votação será telepresencial, método que já foi experimentado por outras entidades sindicais e garante a identificação do eleitor, o sigilo do voto e possibilidade de auditoria do processo.

A campanha eleitoral também ocorre de maneira virtual, incluindo debates entre as duas chapas participantes do processo eleitoral para a diretoria que estará à frente do ANDES-SN, durante o biênio 2020/202.

Conheça as duas chapas concorrentes



A Chapa 1, denominada UNIDADE PARA LUTAR: Em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, têm as professoras Rivânia Moura (UERN) e Maria Regina Ávila (UFSC) como candidatas aos cargos de presidente e secretária-geral respectivamente, e Amauri Fragoso Junior (UFCG), para o cargo de 1º tesoureiro.

Para Rivânia, o maior desafio é unificar todos os setores que defendem a educação pública. “Nossa chapa compreende que a luta pela educação pública deve estar articulada à luta pela reorganização e unificação da classe trabalhadora. Isso passa pelo fortalecimento de todos os espaços de unidade de ação, pela construção de uma organização ampla, de frente única, com a participação de trabalhadores/as, movimentos populares e estudantis”, complementa.


Já a Chapa 2, RENOVA ANDES, é composta pela professora Celi Taffarel (UFBA), para o cargo de presidente, e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR), para os cargos de secretário-geral e 1º tesoureiro, respectivamente.

De acordo com Celi, a realidade de retrocessos e ameaças ao ensino superior traz para a Chapa 2 a necessidade de estruturar a luta do ANDES-SN a partir de três desafios imediatos: derrotar a Reforma Administrativa, organizar a resistência contra os ataques à democracia e autonomia da comunidade universitária e levantar uma pauta de reivindicações para a categoria em relação ao ensino remoto.

“São pilares de nossa proposta sindical a autonomia para devolver o ANDES-SN para o Movimento Docente; a democracia e ampliação da mobilização, das filiações e da participação da categoria; a participação efetiva nas lutas em defesa da Democracia, da Educação, da Ciência e Tecnologia; e a construção da unidade, para que o ANDES-SN possa estar à altura do momento histórico”, acrescenta Celi.

Votação telepresencial: como funciona

No método escolhido para a votação o sindicalizado se apresenta, via câmera, em uma sala eleitoral virtual. O eleitor deverá portar um documento de identidade e, então, receberá um link com limite de tempo para acesso e registro do voto. As salas virtuais contarão ainda com a presença de fiscais de ambas as chapas. 

Compartilhar