CANDIDATOS A REITOR ESCOLHIDOS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA SÃO OS ÚNICOS A DISPUTAR ELEIÇÃO OFICIAL NA UFSJ

Os professores derrotados na pesquisa informal respeitaram a democracia universitária e não se inscreveram para o pleito no Colégio Eleitoral

Os professores Marcelo Pereira de Andrade, Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro e Elisa Tuler de Albergaria são os únicos candidatos inscritos para a eleição do novo reitor da UFSJ, que será realizada nesta segunda (9), pelo Colégio Eleitoral. 

Eles compõem a Chapa 1, vencedora da pesquisa informal sobre candidatos à reitoria da instituição, que ouviu professores, técnicos e estudantes da instituição, no dia 26/11. 

Com isso, os três nomes que devem compor a lista tríplice a ser enviada para o governo federal, após a eleição, defendem o mesmo projeto de universidade - e o projeto escolhido pela comunidade universitária. 

O professor Marcelo Pereira de Andrade enalteceu o espírito democrático demonstrado pelos membros das duas chapas derrotadas na pesquisa informal, que não se inscreveram para a eleição oficial no Colégio Eleitoral. 

“Eu fico satisfeito pelo respeito ao espírito republicano e pela democracia. Agora vamos esperar a votação nominal e, depois, o próximo passo que é aguardar que o governo federal também respeite a vontade da comunidade acadêmica”, afirmou

A professora Elisa Tuler de Albergaria demonstrou satisfação pela forma como todo o processo tem sido conduzido e pela ética de todos os envolvidos. “Eu particularmente fiquei feliz no sentido de que foi respeitada a vontade da comunidade acadêmica, por mais que sejam processos independentes. Sabemos que é uma consulta informal, mas tinha a questão ética e estamos felizes per ter acontecido dessa forma.”, declarou Tuler.

Elisa também falou sobre sua expectativa sobre a reunião do Colégio Eleitoral e sobre a indicação do próximo reitor da UFSJ pelo governo federal. “Esperamos que o processo continue muito tranquilo na segunda feira no Colégio Eleitoral e depois no envio dessa lista, seguindo os trâmites necessários dentro da legalidade, no prazo determinado, para que possamos ter em maio um transição tranquila em relação a reitoria.”, reiterou Albergaria.  

A professora Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro chamou a atenção para o trabalho realizado pelos sindicatos e pelo DCE durante o processo da consulta informal e destacou a importância da participação da comunidade acadêmica. “Os sindicatos (docente e técnico) e o DCE fizeram um trabalho magnífico! Foi bem pensado, organizado e executado. Estão de parabéns! E também de parabéns está toda a comunidade acadêmica. Além de comparecerem aos debates, foi lindo ver a participação nesta consulta! Não presenciei outro momento com tanta participação, espero que seja o prenúncio de novos tempos.”

Em seguida, Rosy falou sobre o que espera da reunião dessa segunda. “No próximo dia 9, os conselheiros dos órgãos superiores da UFSJ comporão o colégio eleitoral e votarão para compor a lista tríplice. Tenho certeza de que, assim como todos os fatos ocorridos até o momento, os demais trâmites referentes à posse do novo reitor(a) serão realizados com o mesmo respeito e espírito democrático.”, finalizou Ribeiro.

O prazo para inscrição dos candidatos, previsto em edital, foi encerrado às 17h desta quinta (5).

 

 

Compartilhar