Confira a entrevista com a Chapa 1, "UFSJ TRANSPARENTE E COLETIVA":

Uma gestão humanizada e plural, com respeito, dignidade e ética, em que cada membro da comunidade acadêmica da UFSJ seja protagonista

A ADUFSJ - Seção Sindical solicitou uma entrevista com cinco perguntas a cada uma das chapas, na sexta (8/11), por email. O pedido foi que as respostas fossem encaminhadas até às 12h da última segunda (11/11), para o cumprimento do prazo de edição do jornal impresso.

Confira aqui a participação da Chapa 1:

 

– Qual a principal proposta da chapa para a UFSJ?

– A construção coletiva da UFSJ. Temos que reestabelecer as relações humanas de forma que toda a comunidade acadêmica sinta-se participativa e que seu trabalho seja valorizado. Nossa gestão será pautada pelas diretrizes da humanização, equidade, respeito, dignidade, ética e democracia. Somente pelo diálogo, teremos respostas aos problemas que enfrentamos. Por isso, a importância de ações transparentes, do planejamento e orçamento participativos, que nos guiarão na construção da UFSJ que queremos.

– Em reunião do Conselho Universitário (Consu), a UFSJ decidiu não aderir ao Future-se. A chapa concorda com tal decisão? Por quê?

– SIM! Nosso posicionamento é pela garantia do financiamento público das IFES e sua gratuidade, o que defenderemos junto aos poderes da República. As parecerias público/privado no campo da Inovação e Tecnologia serão asseguradas na gestão, mas sem ferir a autonomia universitária e nosso protagonismo.

– Caso um dos candidatos da chapa seja o reitor da UFSJ, como ele pretende atuar para ampliar o orçamento da instituição?

– Participar de forma protagonista nos órgãos colegiados de representação das Instituições federais e públicas de ensino superior, de forma a garantir a execução do orçamento previsto para a UFSJ. Atuar junto ao Governo Federal e Congresso Nacional para ampliar nosso orçamento, assim como aos órgãos de fomento nacionais e internacionais que financiem projetos de pesquisa, pós-graduação e sociais. E numa ação inédita, nós daremos total transparência ao orçamento e alocação dos recursos nas unidades da UFSJ, com a criação do nosso próprio portal de transparência.

– Qual a avaliação da chapa sobre a proposta do governo Bolsonaro de reduzir salário e jornada dos servidores públicos em até 25% em casos de crises financeiras?

– A chapa não é favorável a essa proposta, pois coloca em risco as atividades desenvolvidas na UFSJ. Somos defensores incansáveis do serviço público e das carreiras dos servidores federais, assim como da ampliação do número de servidores, já que nossa Relação Aluno-Técnico (RAT) é uma das piores entre as Universidades Federais, sobrecarregando nosso corpo técnico- administrativo.

– Os candidatos da chapa aceitariam ser reitor da UFSJ, mesmo se esta não for a vontade da comunidade acadêmica?

– NÃO! Tomamos a iniciativa e assumimos essa posição na reunião do Comitê Executivo, entre as três chapas, em 04/11. Temos um compromisso com a democracia e só aceitaremos um mandato legitimado pelas urnas. O respeito ao voto da comunidade é a condição essencial para construirmos uma gestão legítima.

 

PERFIL DOS CANDIDATOS:

O Prof. Marcelo Pereira de Andrade é graduado em Educação Física (1993), mestre em Educação Física pela UNICAMP (1997) e doutor em Psicologia Social PUC-SP (2005). Iniciou a docência na educação superior em 1998. Ingressou na UFSJ em 2006, está lotado no DCEFS. Foi professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ (2012-2016). Foi Vice-Coordenador, Coordenador do Curso de Educação Física, membro dos Conselhos Superiores da UFSJ e Pró-Reitor de Ensino de Graduação (2012-2016) e Vice-Reitor da UFSJ (2016-2018).

A Profa Elisa Tuler é graduada em Ciência da Computação pela UFMG (2005) e em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UEMG (2006). Mestre em Ciência da Computação pela UFMG (2008) e Doutora em Ciência da Informação pela UFMG (2016). Em sua trajetória atuou na Coordenação da graduação em Ciência da Computação e na especialização em Mídias na Educação. Sua mais recente atuação foi como Coordenadora Geral do Núcleo de Educação da Distância, sendo atualmente vice-presidente da Associação Universidade em Rede - UniRede.

A Profa Rosy Ribeiro é docente desde 1984. Ingressou na UFSJ em 2009 no CCO. Organizou eventos nacionais e internacionais e participou da criação da Rede Fitocerrado. Foi membro do colegiado do Curso de Medicina, da Câmara de Ensino, e coordenadora do PPGBIOTEC. É membro da Câmara de Gestão, da Congregação do CCO e do CONEP. Lidera o grupo de pesquisa (CNPq) “Atividade de produtos naturais”. Publicou diversos artigos científicos, além de depositar patentes. Participa da Rede Mineira de Oncologia.

 

Compartilhar