ADUFSJ, SINDS E DCE SE REÚNEM COM REITORIA PARA TRATAR DO NOVO BLOQUEIO ORÇAMENTÁRIO

A ADUFSJ - Seção Sindical, o Sinds-UFSJ e o DCE se reuniram, na tarde desta terça (6), com o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Pereira de Andrade, para tratar do novo bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal.

A situação é grave e escancara o descaso do atual governo com a educação. Na última sexta (2), foi realizado um primeiro bloqueio no orçamento das universidades e institutos federais, que foi revertido após mobilização. No entanto, no início desta semana um novo bloqueio foi realizado, causando ainda mais danos ao orçamento.

Segundo o reitor da UFSJ, além do bloqueio de R$ 2 milhões, destinados para realização de obras, o novo bloqueio causou também uma inversão em valores que já haviam sido empenhados, causando um rombo que pode chegar a R$ 2 milhões e 730 mil nas contas da universidade até o dia 9 de dezembro.

Sem a reversão do bloqueio, que ainda pode se transformar em corte, a UFSJ não tem condições de honrar com compromissos básicos, como o pagamento dos auxílios aos estudantes, contas e contratos terceirizados.

Na reunião, a presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont, apontou a necessidade de uma grande mobilização, em nível nacional, para que a população e as autoridades tenham consciência da situação caótica que as universidades enfrentam.

Na próxima semana, a ADUFSJ, o Sinds-UFSJ e o DCE pretendem realizar uma assembleia conjunta para discutir o bloqueio no orçamento e as possibilidades de ação e mobilização.

Como medida emergencial, os estudantes pediram que a universidade emita uma mensagem às agências imobiliárias pedindo que não cobrem multas dos estudantes que atrasarem os pagamentos de aluguéis.
 

Compartilhar