EM ASSEMBLEIA, ADUFSJ REFORÇA IMPORTÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES DE 19 DE JUNHO

Os docentes também discutiram as eleições da Seção Sindical e as ameaças aos trabalhadores terceirizados

Na tarde desta quarta (16), a ADUFSJ - Seção Sindical se reuniu em assembleia virtual. Durante o encontro, foram discutidas as avaliações das manifestações do último dia 29 e a preparação para novas mobilizações deste sábado (19).

A segunda secretária da ADUFSJ, Márcia Hirata, definiu com positividade as manifestações do #29M, tanto devido à grande participação quanto devido à preocupação com segurança física e sanitária que foi registrada pelos organizadores e manifestantes.

A diretoria da ADUFSJ reforçou a importância do próximo ato ser ainda maior que o anterior para aumentar a pressão contra o Governo Bolsonaro. “A ideia é fazer esses atos sempre, até que a gente consiga sair desse buraco em que a gente está”, disse Hirata.

Em São João del-Rei a concentração do ato será às 10h, em frente ao Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Eleições

Outras definições importantes da assembleia estão relacionadas à eleição para nova diretoria da ADUFSJ. A votação da eleição deve ocorrer em julho e a nova diretoria assume a frente da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ no início do mês de setembro.

Durante a assembleia, foi aprovada a minuta do regimento eleitoral pelo sindicato e também composta a Junta Eleitoral e Apurada, que ficará responsável por coordenar a eleição. Amanda Valiengo, Bruna Sola e João Antônio são os três membros da Junta e Ana Cristina de Faria também compõe o grupo, na condição de suplente.

Vacinação

Ainda durante a assembleia, a professora Tatiana de Miranda, membro da diretoria da ADUFSJ, aproveitou o cenário de vacinação dos professores e demais profissionais da educação de Minas Gerais contra a Covid-19 para esclarecer algumas informações e tirar dúvidas dos docentes.

A professora esclareceu que a vacinação é o único meio comprovadamente eficaz de prevenção à Covid-19, não existindo, até o momento, nenhum medicamento ou tratamento precoce que tenha eficácia cientificamente comprovada contra a doença.

Ela frisou ainda que a vacinação com a Astrazeneca é segura, mas pode causar algumas reações, sendo as mais comuns, dor no corpo e no local da aplicação. Além disso, um em cada dez imunizados podem apresentar também outros efeitos, como febre e dor de cabeça, por exemplo. Esses efeitos são passageiros e devem durar entre 24 e 48 horas.

Respondendo dúvidas dos docentes, a professora esclareceu que a falta de reações à vacina não tem qualquer ligação com a efetividade do imunizante, isso porque cada um apresenta uma reação individual à vacina: ter ou não sintomas após a aplicação não significa nada quanto à resposta imunológica.

CONAD

A ADUFSJ também escolheu, em assembleia, seus representantes para o 12º CONAD Extraordinário do ANDES Sindicato Nacional, que será realizado nos dias 2, 3 e 10 de julho. O evento terá como tema central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso”.

Como delegado da Seção Sindical estará presente o professor João Antônio e como observadoras, Jaqueline de Grammont e Maria Clara Santos.

Defesa do emprego das terceirizadas

O espaço da assembleia também foi utilizado para que a diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical expressasse sua indignação diante da nota lançada pela reitoria da UFSJ, no final da tarde desta quarta (16), sobre o caso das dez terceirizadas da universidade que tiveram sua demissão revertida após mobilização da ADUFSJ e do Sinds-UFSJ.

Além de omitir a intervenção dos sindicatos no caso, a nota ataca os mesmos ao acusá-los de divulgar informações falsas e corrobora com a narrativa de construção de sindicatos patronais, que não apoiam os trabalhadores.

A presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont, afirmou que a intenção da nota publicada pela Seção Sindical não era se apropriar da conquista de reversão da demissão das terceirizadas e sim alertar aos docentes dos riscos da privatização e terceirização dos serviços públicos, principalmente, da Reforma Administrativa.

Confira aqui, a nota da Adufsj e Sinds-UFSJ

 

Compartilhar