MEMÓRIA ADUFSJ - VALDIR MANO COMANDOU A LUTA DOS DOCENTES DA UFSJ CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE 2003

Nos 33 anos da Seção Sindical, seus ex-presidentes contam suas memórias e falam das perspectivas de luta

Professor do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ, Valdir Mano era presidente da então ADFUNREI, quando o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recém-empossado, encaminhou uma proposta de Reforma da Previdência ao Congresso Nacional que desagradou aos servidores públicos.

“Além da marcha e de atividades públicas de esclarecimento junto à sociedade são-joanense, o corpo docente da UFSJ aderiu à greve nacional que durou pouco mais de trinta dias e que teve o mérito de conseguir alterações no texto da reforma, evitando prejuízos mais graves para os servidores públicos”, relembra ele.

Confira mais na entrevista abaixo:

1- Qual a importância da ADUFSJ - Seção Sindical para a UFSJ e para as populações da região na qual a universidade está inserida?

Com a abertura de novos campi, cresceu a responsabilidade e o protagonismo da UFSJ em caráter estadual. Nesse contexto, impõe-se à ADUFSJ o grande desafio de mobilizar docentes distantes geograficamente e que vivenciam diferentes realidades sociais e econômicas. Além da mobilização docente, avalio que a ADUFSJ deve se articular com os demais sindicatos, fortalecendo os movimentos sociais na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da qualidade dos serviços oferecidos à população.

2- Qual foi a principal luta encampada pela ADUFSJ sob a sua presidência?

A principal luta encampada pela Gestão 2003 - 2005 da então ADFUNREI foi a mobilização contra a reforma da previdência. Em abril de 2003 a sociedade brasileira, em particular os servidores públicos, foram surpreendidos com uma proposta de reforma da previdência enviada ao Congresso Nacional. Alinhada às agendas do FMI, do Banco Mundial e do mercado, a proposta não foi bem recebida pelos servidores federais, principal grupo de trabalhadores atingidos pela reforma. Lideradas pelo ANDES-SN, as seções sindicais buscaram mobilizar os docentes nas assembleias e debates, culminando com uma grande marcha a Brasília em que os professores se juntaram às demais categorias do funcionalismo em protesto contra a reforma. Além da marcha e de atividades públicas de esclarecimento junto à sociedade são-joanense, o corpo docente da UFSJ aderiu à greve nacional que durou pouco mais de trinta dias e que teve o mérito de conseguir alterações no texto da reforma, evitando prejuízos mais graves para os servidores públicos.

3- Qual deve ser hoje a pauta prioritária a mobilizar a Seção Sindical?

Os "Compromissos" listados na página do ANDES-SN (https://www.andes.org.br/sites/historia), sempre atuais, expressam as bandeiras a serem defendidas pelas seções sindicais e resumem os desafios que se colocam para os servidores públicos da educação. Avalio que o sindicato, ao buscar, entre outras ações, a melhoria das condições de trabalho, de remuneração da categoria, de qualidade da educação e de resistência às políticas neoliberais impostas à sociedade, busca em última instância a melhoria da qualidade de vida da população pela oferta de serviços de qualidade.

Compartilhar