MEMÓRIA ADUFSJ - VALCERES VIEIRA ROCHA E SILVA LIDEROU A ADUFSJ NA GREVE DE 2012

Nos 33 anos da Seção Sindical, seus ex-presidentes contam suas memórias e falam das perspectivas de luta

Ex-presidente da ADUFSJ, a professora Valceres Vieira Rocha e Silva liderou a Seção Sindical durante a greve dos servidores públicos de 2012.  À frente da gestão que conduziu a entidade de 2011-2013, ela conta, nesta entrevista, suas memórias das lutas do período.
Confira:

1. Qual a importância da ADUFSJ – Seção sindical para a UFSJ e para as populações da região na qual a universidades está inserida?

Esta Seção Sindical é sempre alerta às questões locais. Sendo assim, tem a oportunidade de discutir estas questões com órgãos locais de tomadas de decisão, para soluções que melhor atendam às necessidades dos envolvidos.

2. Qual foi a principal luta encampada pela ADUFSJ sob sua presidência?

Várias discussões importantes sobre a carreira docente e reforma universitária estiveram em discussão no período desta gestão: autonomia universitária, bacharelados interdisciplinares, ampliação do ensino à distância, o aprofundamento da lógica produtivista, a possibilidade do consórcio entre as universidades, dentre outros. No período de 17 de maio a 16 de setembro de 2012, estivemos em greve pela seguinte pauta: reestruturação do plano de carreira, e valorização e melhoria das condições de trabalho. Esta greve foi unificada com o Serviço Público Federal por um período, e impulsionada por ações conjuntas de mobilização e de pressão junto a diferentes setores do governo.

3. Qual deve ser hoje a pauta prioritária a mobilizar a Seção Sindical?

Serão sempre prioridades: uma educação pública de qualidade, e a autonomia universitária. Esta última, principalmente neste tempo presente.

 

Compartilhar