MEMÓRIA ADUFSJ – CAMILO CHAVES ENFRENTOU AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA, ALÉM DA PEC DA MORTE

Nos 33 anos da Seção Sindical, seus ex-presidentes contam suas memórias e falam das perspectivas de luta

O professor Wilson Camilo Chaves presidiu a ADUFSJ – Seção Sindical de 2017 a 2019, período em posterior ao golpe que colocou Michel Temer no poder, marcado pela resistência às reformas da previdência e trabalhista, além da chamada PEC da Morte.

Confira a entrevista completa:

1 - Qual a importância da ADUFSJ – Seção Sindical para a UFSJ e para as populações da região na qual a universidade está inserida?

A ADUFSJ – Seção Sindical, nesses 33 anos de história, tem sido de suma importância na luta da categoria das (os) docentes, das (os) filiadas (os) na Universidade Federal de São João del-Rei, em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente.

Desde seu início se constituiu como uma Associação, e depois Seção Sindical do ANDES-SN, maior sindicato dessa natureza da América Latina, que tem acampado as lutas de suas (seus) filadas (os) ao longo de mais de 40 anos de história, em prol da educação pública.

Sempre em sintonia com a luta das (dos) discentes, técnicas (os) administrativos, movimentos sociais e de categorias de trabalhadoras (es) de São João del-Rei e região, a ADUFSJ nunca se furtou em ser protagonista e participar dos embates, como os mais recentes contra a Reforma da Previdência do Governo Temer e do Governo de Bolsonaro, entre tantos outros.

2 – Qual foi a principal luta encampada pela ADUFSJ sob a sua presidência?

A principal luta que a ADUFSJ – Seção Sindical, diretoria 2017-2019, enfrentou, sem dúvida, juntamente com os movimentos sociais e de várias categorias de trabalhadoras (es) de São João del-Rei e região foi a luta contra a  Reforma da Previdência do Governo Temer,  até então, a pior reforma da previdência social da história do país, além da luta contra a Reforma Trabalhista e a luta contra a EC-95, Ementa Constitucional do Teto dos Gastos Públicos que, anteriormente, recebeu as denominações PEC-241, na Câmara dos Deputados, e PEC-55, no Senado Federal. Ficou também conhecida como PEC da Morte ao se mostrar, tal como vemos as suas consequências, mortífera para a Educação Pública, o SUS, SUAS etc.

3 – Qual deve ser hoje a pauta prioritária a mobilizar a Seção Sindical?

Além das pautas locais, que não são poucas, em um momento tão singular, o da Pandemia do coronavírus, ataques à autonomia universitária, em prol da educação pública presencial, entre outros, a luta contra a Reforma Emergencial e Reforma Administrativa, que atingirá todas (os) servidoras (es), seja oS atuais (na ativa), seja os que virão a ingressar no Serviço Público. Penso que também é essencial que ADUFSJ continue sendo uma Seção Sindical do ANDES-SN, filiado à CSP-Conlutas.

 

Compartilhar