TEM INÍCIO NESTA TERÇA (3) A VOTAÇÃO PARA NOVA DIRETORIA DO ANDES

Em assembleia realizada em 27/10, os docentes da UFSJ conheceram as principais propostas de cada chapa

Começou nesta terça (3) a votação telepresencial que irá escolher a nova diretoria do ANDES – Sindicato Nacional. Todos os sindicalizados da ADUFSJ – Seção Sindical pelo menos desde 3 de agosto de 2020 podem e devem votar no pleito, que termina na próxima sexta (6).

Não deixe de participar desse processo tão importante para fortalecer a luta dos docentes. O horário de votação é das 09 às 21h. Esteja com um documento de identificação em mãos!

O link para votação é: https://eleicoesandes-sn2020.andes.org.br/

Representantes das chapas discutem propostas em assembleia da ADUFSJ

Na tarde do último dia 27, a diretoria da ADUFSJ – Seção Sindical se reuniu com sua base, em assembleia virtual. Além dos informes gerais, as pautas da reunião foram a eleição para escolha da nova diretoria do ANDES - Sindicato Nacional e a apresentação de uma campanha contra o corte no orçamento das universidades públicas em 2021 proposta pelo Observatório do Conhecimento.

Informes

A diretoria informou a base que entrará em contato com a reitoria da universidade solicitando resposta da mesma a respeito de sua participação nas portarias 433 e 434 do Ministério da Educação.

A portaria nº 433, de 22 de outubro de 2020, “institui o Comitê de Orientação Estratégica - COE para a Elaboração de Iniciativas de Promoção à Expansão da Educação Superior por meio digital em Universidades Federais, no âmbito da Secretaria de Educação Superior, e dá outras providências”.

Já a portaria nº 434, também de 22 de outubro de 2020, “institui Grupo de Trabalho com a finalidade de subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de estratégias para a ampliação da oferta dos cursos de nível superior, na modalidade de educação a distância - EaD, nas universidades federais.”.

Para a diretoria da ADUFSJ, todo esse investimento na ampliação do ensino remoto precisa ser amplamente discutido, uma vez que pode gerar impactos negativos no oferecimento do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Outro informe repassado aos docentes foi em relação a uma solicitação da Controladoria Geral da União (CGU), que está realizando auditoria na UFSJ e em outras universidades, cobrando a comprovação de produção científica dos docentes que receberam que receberam financiamento do Governo entre os anos de 2017 e 2019. 

A diretoria da ADUFSJ ressaltou que controlar a produção de pesquisa docente não é atribuição da CGU e que a medida está sendo encarada como “mais um ataque à autonomia universitária”.

Como o tema é delicado e de grande interesse da categoria, ele voltará a ser discutido como pauta de assembleia.

Finalizando os informes, a ADUFSJ relatou aos docentes que as carteirinhas da Unimed já foram encaminhadas para os servidores.

Eleição do ANDES

A diretoria da ADUFSJ se comprometeu a encaminhar os esclarecimentos com relação ao novo formato de votação para o e-mail de seus sindicalizados, assim que os mesários forem capacitados.

Além dos repasses sobre a votação, representantes das duas chapas que concorrem a diretoria do ANDES - Sindicato Nacional tiveram dez minutos para apresentarem as propostas de cada uma delas.

Por sorteio, a chapa 2 – Renova Andes iniciou as apresentações. A representante da chapa, Maria Jaqueline de Grammont, avaliou que o ANDES tem um papel central na organização das demandas da categoria docente, no entanto, o sindicato tem estado afastado dos professores e de suas reais demandas.

A docente, representante da chapa 2, lembrou do apoio da atual diretoria do ANDES ao movimento “Fora Todos”, na época do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. 

“A proximidade do ANDES com todos esses movimentos, de 2015 para cá, nos suscitou várias críticas e foram essas críticas que nos fizeram deixar de ser um movimento de resistência, que envolvia professores, técnicos e estudantes, para assumir o sindicato dos professores”, destacou a professora.

O representante da chapa 1 – Unidade para Lutar, Mario Mariano, defendeu que o papel do ANDES - Sindicato Nacional é seguir as deliberações da base sindical, mesmo quando elas divergirem do posicionamento da diretoria.

“Um sindicato precisa, mesmo que isso seja muito difícil, representar a sua base e isso significa fazer um esforço de fazer os debates nas assembleias e nos departamentos e locais de trabalho (...) eu acho que essa estrutura do ANDES - Sindicato Nacional, ela dá possibilidade para que a diretoria não dirija o sindicato com sua própria cabeça”, afirma o representante da chapa 1.

A diretoria da ADUFSJ convida todos os sindicalizados para a eleição e destaca a importância da mobilização da categoria para participar da votação que elegerá seus representantes no sindicato nacional.

Campanha

Ao final da assembleia, a vice-presidenta da ADUFSJ, professora Ana Pimentel, apresentou aos docentes a proposta de campanha contra os cortes no orçamento das universidades públicas em 2021.

A campanha, que foi  proposta pelo Observatório do Conhecimento, ocorrerá em nível nacional e consiste na promoção de diversas ações de conscientização sobre a importância das universidade públicas para que, por fim, os deputados sejam influenciados a votar contra o corte do orçamento universitário para o próximo ano quando chegar a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021.

Compartilhar