ATRAÇÕES MUSICAIS ANIMAM LIVE DA ADUFSJ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PROFESSORES

À Rita, Canoa Elétrica, Chora Genésio e Marilane Santos e trio se apresentam na festa

À Rita, Canoa Elétrica, Chora Genésio e Marilane Santos e trio são as atrações musicais convidadas para participar da live “Resista! Solidariedade, luta e alegria na pandemia”, que a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (ADUFSJ – Seção Sindical) vai promover, no seu canal do Youtube, em comemoração ao Dia dos Professores. 

O evento ocorre neste domingo (18), às 15h. Além das atrações musicais convidadas, a live da ADUFSJ contará com a presença dos seus sindicalizados em apresentações de música, poesia, performance. Também haverá espaço para mensagens políticas e uma campanha de solidariedade. 

Trazendo samba e muito mais da cultura brasileira para a sala da sua casa, Marilane Santos e o trio Victor Sousa, Bona Garcia e Jomarques vão apresentar um repertório musical variado que promete alegrar e emocionar o público. 

Ao som de ‘O Mestre-Sala dos mares’, de Elis Regina, a banda deu um gostinho do que se pode esperar de sua apresentação e reforçou que, mesmo que a celebração vá acontecer de forma diferente do usual devido ao distanciamento social, a alegria, o companheirismo, a luta e a garra dos professores são as mesmas e estarão presentes no evento.

“E nós estaremos lá cantando e embalando essa festa. Eu espero vocês com bastante alegria”, convida Marilane. 

A cantora Rita Moreira, do grupo são-joanense À Rita, reforçou a importância de celebrar essa data tão especial mesmo durante a pandemia da Covid-19 e diante de todos os retrocessos que estão sendo observados na política e no contexto social brasileiro em 2020. 

“É importante comemorar porque felicidade é uma forma de resistência e o professor tem que ser muito exaltado e muito prestigiado”, afirma Rita. 

Na live da ADUFSJ, À Rita vai apresentar o show "Tem que dançar dançando" composto por uma compilação saudosista de pérolas do Axé Music dos anos 90, passando por clássicos de Caetano, Gil, Daniela Mercury e outros baianos.

Variando e diversificando ainda mais os estilos musicais apresentados na live, o Grupo Chora Genésio contribuirá com a apresentação de seu espetáculo "Roda de Choro". O repertório vai contar com músicas gravadas pelo grupo em seus dois discos e estará repleto de composições imortalizadas no gênero por autores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo, Jacob do bandolim e Pixinguinha.

Diversidade também é o que não falta no repertório do Trio Canoa Elétrica. Nascido do curso de Música da UFSJ e composto por Guilherme Grandi, Natália Vargas e Rick Vargas, o Canoa Elétrica irá apresentar um repertório eclético que mescla o blues, o rock e o suingue brasileiro. 

Entre as atrações musicais, também consta o professor Marcelo Parizzi, na flauta, e a filha dele, Giovana Vomlel, no piano. Já o professor do Curso de Teatro, Alberto Tibaji, apresenta uma performance artística. E Bruna Sola, professora do Curso de Pedagogia, dialoga com um convidado ilustre: Paulo Freire. 

Solidariedade

Além de espalhar alegria e reafirmar a disposição dos docentes para à luta, o objetivo do evento é arrecadar recursos para a reconstrução da Escola Popular Eduardo Galeano, do MST, destruída pelo Governo Zema em um traumático processo de desocupação das terras do acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG), no Sul de Minas.

Para saber mais sobre a ação de solidariedade e como contribuir, clique aqui

Compartilhar