PROJETO “EI, HÁ UM MINUTO PARA VOCÊ!” ESTIMULA AUTOCUIDADO DURANTE A PANDEMIA

Em seis “encontros” virtuais, o projeto busca minimizar os efeitos negativos do isolamento social na saúde mental dos participantes

Em seis “encontros” virtuais, o projeto “Ei, há um minuto para você!” busca minimizar os efeitos negativos do isolamento social na saúde mental dos participantes. O projeto é composto por vídeos que estão disponibilizados gratuitamente no canal da UFSJ no youtube. 

Desenvolvido pelas professoras do Departamento de Artes da Cena (DEACE) da UFSJ, Juliana Monteiro e Maria Cordélia, o projeto faz parte das ações contempladas pelo Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus impactos e efeitos. 

Em cada encontro serão trabalhados diferentes aspectos que podem ajudar a estimular a criatividade e ajudar a minimizar os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, causados pelo isolamento. 

“Temos momentos voltados para as sensações mais físicas, outros para questões criativas e, por fim, momentos em que utilizamos o canto para uma automassagem interna”, conta uma das coordenadoras do projeto, a professora Juliana Monteiro. 

A professora destaca que o cuidado com a saúde mental é fundamental em momentos como este, já que o adoecimento mental pode ser uma porta para outros tipos de adoecimento. “O que nós quisemos foi pensar atividades sem restrições, que pudessem ser feitas por todo mundo”, explica Monteiro.

Juliana coordena um Laboratório de Cantoterapia, na Casa de Saúde, do bairro Tijuco, que se encontra com as atividades suspensas devido à pandemia. Ela conta que a idéia do projeto surgiu logo no início da pandemia. 

“O mais legal do projeto é que as pessoas não precisam seguir a ordem dos encontros, elas podem repetir os que mais se identificarem, podem fazer suas pausas. Apesar de serem numerados de 1 a 6, não existe uma continuidade”, ressalta a professora. 

Os organizadores pedem que, se possível, os participantes do projeto, ao final dos encontros, respondam ao formulário anexado nos vídeos, para que possam ter uma estimativa do alcance. 

Para acessar os encontros, clique aqui

Compartilhar