Servidores da UFSJ discutem crise do novo coronavírus em debate virtual

Todas as quintas, às 19h30, a ADUFSJ - Seção Sindical promoverá lives para discutir os assuntos de interesse da categoria e da população

A crise brasileira é sanitária e política. Esse foi o título escolhido para o 1º debate semanal promovido pela ADUFSJ - Seção Sindical dos Docentes da UFSJ, nesta quinta (2).  Em transmissão ao vivo nas mídias sociais, participaram da discussão o coordenador do Sinds UFSJ, Denilson Carvalho; a vice-presidenta da ADUFSJ e professora do Departamento de Medicina, Ana Pimentel e a 1ª secretaria da Seção Sindical e professora do departamento de Ciências Sociais, Maria Clara Santos. 

Ana Pimentel explicou a singularidade do Covid-19, o que o diferencia dos outros tipos de coronavírus, sete dos quais já foram identificados em humanos. “O vírus tem uma transmissibilidade muito alta, ou seja, uma pessoa infectada transmite o vírus para muitas outras”, esclareceu. 

Ela reforçou também a importância do isolamento social. “Única medida cientificamente comprovada para diminuição da curva de transmissão”, ressaltou. Segundo ela, estudos preveem que quase 20% da população infectada precisará ser hospitalizada, sendo assim, esse período de isolamento garante o tempo que o sistema de saúde necessita para se preparar sem entrar em colapso. 

Deilson Carvalho falou sobre os aspectos políticos da crise. “O SUS, que foi sucateado durante tantos anos, agora é a principal ferramenta de enfrentamento do novo coronavírus no Brasil”, afirmou. Ele destacou também o trabalho do setor público em geral no combate ao vírus. “São os servidores públicos nos hospitais e as principais pesquisas estão sendo desenvolvidas nas universidades públicas”, destacou. 

Também foi levantada a questão da renda básica emergencial e a necessidade de agilidade das ações do Governo Federal para que as famílias tenham condições de se manter em casa, cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde.  Maria Clara Santos ressaltou que “existe um oportunismo colocado para aprovar medidas insatisfatórias, inclusive, para estes setores que estão atuando no enfrentamento à crise”. 

O vídeo completo do debate está disponível aqui. 

Toda quinta, às 19h30, a ADUFSJ estará promovendo esse debate virtual, tratando dos temas que foram assunto na semana.

 

Compartilhar