Último debate entre candidatos a reitor mobiliza comunidade acadêmica no CDB

Grande presença de estudantes, professores e técnicos foi o destaque do evento que encerrou o ciclo de debates da Pesquisa para levantar opiniões sobre os

O campus Dom Bosco foi o palco, nessa quarta (20), do quarto e último debate da Pesquisa para levantar opiniões sobre os candidatos a reitor da UFSJ. O público ocupou todas as poltronas do teatro. Foi atento e participativo. Os candidatos mantiveram o debate em bom nível, preocupados em expor suas propostas para os próximos quatro anos da universidade. 

A presidenta da ADUFSJ – Seção Sindical, Maria Jaqueline Grammont Machado de Araújo, destacou a importância da preservação da universidade como espaço da democracia. “Este é o espaço democrático. É o espaço de apresentação de todas as chapas, das suas propostas. E é o espaço em que a comunidade acadêmica pode dialogar para escolher seus candidatos”, afirmou. Segundo Jaqueline, a democracia sai fortalecida do processo. “É a democracia falando mais alto. É a democracia resistindo aos ataques que nós estamos sofrendo nos últimos meses”, ressaltou. 

Rejane Corrêa da Rocha, presidenta do Comitê Executivo que organiza a Pesquisa para levantar opiniões sobre os candidatos a reitor da UFSJ e professora do Departamento de Matemática e Estatística, disse que, apesar dos momentos de tensão, os debates foram bastante produtivos. “São momentos importantes para as chapas exporem suas ideias, colocarem suas questões. E todos os debates têm ocorrido de modo cordial, ainda que gerem situações tensas inerentes a um processo eleitoral”. De acordo com ela, o público do CDB se comportou de forma mais inflamada, o que é normal na reta final do processo. “Acho que a comunidade acadêmica ficou satisfeita com o que viu”, avaliou. 

Elisa Tuler, integrante da chapa 1, UFSJ Transparente e Coletiva, enfatizou a prática do debate como um momento importante para o exercício da democracia, mas também expôs as dificuldades de manter o diálogo em um período de tempo limitado. “O debate é importante, porque é assim que conseguimos conversar sobre as ações. Mas, em outro aspecto, é muito rápido e tenso. Às vezes, a gente quer colocar uma ideia de 10 minutos em um”, argumentou. 

Erivelto Luis de Souza, candidato pela chapa 2, UFSJ Inovadora e Inclusiva, afirmou que os debates foram enriquecedores, apesar de deixarem sempre a sensação de que o tempo foi insuficiente. Souza destacou a importância da presença de três chapas na disputa. “Essa pluralidade de opiniões, de versões, de situações, leva a gente a crescer. [...] E ter essa situação reforça a crença de que essa situação democrática que a gente passa por ela é o caminho”, ressaltou. 

Juliana Alves Mota Drummond, candidata da chapa 3, Continuando no Caminho Certo, chamou a atenção para o fato dos candidatos terem focado mais em expor e debater suas propostas do que em trocarem acusações. “No meio do caminho, a gente se perdeu um pouco e o clima ficou de acusação de um lado para o outro. E eu acho que não era essa a função. Hoje, o debate foi muito bom. A gente conseguiu entrar mais nas propostas, expor o que cada chapa tem a oferecer para a universidade”, afirmou. 

Para Fernando Henrique Silveira, mestrando em Filosofia, o que diferencia as chapas são os discursos. “Eu acho que as chapas tiveram um discurso mais brando e as perguntas da plateia foram até mais interessantes do que as questões levantadas entre eles, o que tornou o debate mais equilibrado”, observou. 

A ideia de que os discursos das chapas estão definidos e claros para o público é defendida pelo professor do Departamento de Filosofia, José Luiz Oliveira. “Acho que foi um momento rico para técnicos, alunos e professores perceberem claramente se eles querem manter a atual gestão, se querem algo além da situação atual ou se preferem aliar com o governo federal”, argumentou.

Luana Simão Castro, estudante do 6º período de Teatro, apontou problemas, mas considerou o evento fundamental para a escolha do seu voto. “Os debates têm sempre os mesmos problemas. Os participantes se preocupam muito mais em se defender e afrontar um ao outro do que apresentar suas propostas. Mas, apesar disso, foi bem esclarecedor. Me ajudou a tomar minha decisão final”, destacou.

Para Tatiane Godoy, professora do Departamento de Geociências, a realização do debate serviu para tirar dúvidas do que foi proposto anteriormente nos projetos divulgados. “Eu já tinha lido antes sobre as chapas. Este debate permitiu aparar algumas arestas e entender algumas entrelinhas daquilo que já tinha sido apresentado”, disse. 

O professor do departamento de Letras, Artes e Cultura, Antônio Luiz Assunção, considerou o debate excelente. Professor Toninho, como ele é conhecido na universidade, afirmou que foi uma oportunidade da comunidade da UFSJ ter um contato mais próximos com os candidatos a reitor, abrindo a possibilidade de analisar não só as propostas de cada chapa, mas a atitude deles diante dos questionamentos. “A grande importância do debate é que ele coloca a gente de frente com os candidatos, com suas propostas, e a gente pode ver a reação de cada um. Mais importante do que as perguntas são as respostas, são os modos como eles se comportam”, opinou. 

Caio Eduardo Silva, engenheiro eletricista do Departamento de Projetos e Obras (DPROB) da UFSJ, reafirmou a importância do debate como um espaço para o confronto das propostas de cada chapa, que possibilita encontrar o plano de gestão mais adequado. “A comunidade acadêmica teve a oportunidade de ouvir as propostas de cada uma das chapas e, nesse sentido, entender o que combina mais com as ideias de cada um. A partir daí a gente vai escolher o tipo de gestão que a gente vai ter nos próximos 4 anos na universidade”, declarou. 

Encerrado o ciclo de debates, os integrantes das três chapas se voltam para a campanha no corpo a corpo com o objetivo de conseguir os votos dos alunos, professores e técnicos ainda indecisos. Esse esforço final vai até a próxima segunda (25), véspera da eleição. Os membros do Comitê Executivo convidam professores, técnicos e alunos para participarem como mesários na votação do dia 26/11. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail adufsj@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32)3379-5937.

Compartilhar